Total de visualizações de página

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Marco Rossi: exposição de desenhos (4 de junho)



Este blog conta a história do Prêmio Face Flóreo e eventos a ele relacionados.

Esta exposição, cuja abertura ocorrerá em 4 de junho, é específica de desenhos elaborados à maneira dos surrealistas do século XX (Veja detalhes clicando sobre a imagem). Assim, levei à risca a proposta de André Breton quando da teorização do movimento surrealista, enfatizando a produção artística como fruto de um automatismo psíquico.

O processo de desenvolvimento desses trabalhos que ora serão expostos na MN Galeria de Arte, no Shopping Villa Lobos, São Paulo, SP, começou pela escolha dos temas, o que me levou à formação de um banco de imagens. Feito isso, diante de cada papel deixei que a mente me oferecesse imagens e idéias, sem qualquer compromisso com nada. Tudo transcorreu como num sonho, onde imagens vão se unindo sem controle do consciente, mas, seguramente, obedecendo a um sistema elaborado em profundezas abissais do inconsciente. Sendo o realismo uma característica do meu trabalho, cada imagem sugerida pelo inconsciente foi levada ao papel por observação de referência constante do banco de imagens já citado.

A ligação da mostra com o Prêmio Face Flóreo fica por conta da inspiração prestada a vários desenhos por Cindy Mendes - magnífica cantora e atriz, minha noiva – e, em um deles, por Luisa Mell - atriz e apresentadora de televisão, incansável lutadora pelo respeito à vida manifestada no planeta. Luisa recebeu o Prêmio Face Flóreo em 2007 e Cindy será homenageada no próximo evento. Ana Paula Mendes, irmã de Cindy também foi inspiradora. A essas minhas lindinhas, muito agradeço.

Especiais agradecimentos aos grande amigos:

Marcos Peters, pelo patrocínio da MARPE Contabilidade e Consultoria Ltda. e por compartilhar comigo a magnífica e oportuna visão que tem da Arte Contemporânea e suas múltiplas relações com o mundo.

Daniel Carranza, artista plástico ora residente em Nova Iorque, que, desde a década de 1980, me tem mostrado o caminho da arte verdadeira, de quem afirmo, sem dizer novidade, a genialidade e o domínio da técnica e muito agradeço pela apresentação que fez desta mostra de desenhos.

Belo é tudo aqui que, sem nenhuma intervenção do intelecto, nos traz uma satisfação para o espírito (Kant). Raríssimas vezes, no ambiente da Arte Contemporânea, encontraremos um virtuoso das formas como Marco Rossi. Nesses desenhos únicos, ele expressa a ligação entre o sonho e a realidade. São manifestações oníricas levadas ao papel sem nenhum tipo de agressão ou ditados extragavantes característicos da verborragia conceitual. Sinceridade, balance harmônico e alto conhecimento da técnica artística são as bases dessa exposição. Com grande satisfação, tenho orgulho de escrever estas linhas como apresentação a esta importante mostra.
Daniel Carranza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário