Total de visualizações de página

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Construindo, com Lilian Heitor, o Prêmio Face Flóreo


Imagem: Prêmio 2008, em foto de Marco Rossi: Calixto Murakami fotografando a empresária da saúde (Kiberon Bahia) Elen Costa para a pintura do retrato. Prêmio 2006, em fotos de Vivian Fernandes: 2. Cadillac com homenageadas chegando ao Cultural Blue Life. 3. A cantora Luciana Mello recebendo a Jóia Face Flóreo de Rosana Negrão. 4. Marco Rossi com a telejornalista Silvia Vinhas e seu retrato.

Foi assim que eu - Marco Rossi - e Lilian Heitor demos uma forma inicial para o evento: uma exposição de retratos de mulheres de destaque escolhidas em diversas áreas de atuação (artes plásticas, artes cênicas, dança, música, ensino, arquitetura, responsabilidade social, saúde, política etc), o caráter de homenagem da exposição, onde as personalidades receberiam, graciosamente, os retratos por mim realizados e uma jóia exclusiva da Griffe Rosana Negrão < http://www.rosananegrao.com.br/ >. Outros detalhes importantes foram, também, concebidos, como as prévias sessões de fotografia para se obter imagens referenciais para os retratos e o transporte em carros antigos das homenageadas, do local de maquiagem ao local do evento (Cultural Blue Life), na noite de abertura coincidente com o “Dia Internacional da Mulher”: 8 de março de 2006.

A base foi essa. A idéia de transformar o que foi, em 2006, uma exposição de homenagem em um evento de premiação surgiu depois, sendo incorporada às edições posteriores. A materialidade do prêmio permanece como um retrato da homenageada, por mim assinado, na técnica do óleo sobre tela, medindo 120 x 80 cm e a Jóia Face Flóreo da Griffe Rosana Negrão.

A importância histórica e cultural do retrato realista foi salientada por Lilian Heitor na apresentação do projeto: ”Boa parte das escolas artísticas funciona em movimento pendular. Marca sua era e depois cede espaço a uma nova tendência de linguagem. Uma corrente, entretanto, parece perdurar durante toda a história da arte e conquista pela sua complexidade: o retrato realista”.

2 comentários:

  1. E eu Marco não faço parte desta história? rsrsrsr
    Bete Pimentel

    ResponderExcluir
  2. Querida Bete Pimentel Rosa Pimenta, essa história tem você presente sim. Mencionei a sua autoria no design da Jóia Face Flóreo na postagem "Musa do Prêmio Face Flóreo: Audrey Hepburn". Posso completar, dizendo o quanto amei você e Rosana Negrão, desde o primeiro encontro no Cultural Blue Life. Surpresa grande me fez Lilian Heitor ao integrá-las ao primeiro evento do Face Flóreo em 2006, por intermédio dessa maravilhosa jóia que oferecida como prêmio, junto ao retrato de minha autoria, a cada uma das homenageadas. Inesquecível, você, Bete, minha linda e competente amiga. Marco Rossi.

    ResponderExcluir